sábado, 3 de fevereiro de 2018

: o pós-branco


etnia

Significado de Etnia

substantivo femininoColetividade que se diferencia por suas especificidades (cultura, religião, língua, modos de agir etc.), e que possui a mesma origem e história; grupo étnico: etnia cigana.[Pejorativo] Termo comumente usado para se referir à semelhança biológica, às pessoas que compartilham a mesma raça.Etimologia: Do grego éthnos, «povo» +-ia, ou do francêsethnie, «etnia»
Ainda não o vi mas tenho perguntado pelo filme a amigos. 
À questão:
- Que tal o Black Panther?
ouvi por resposta:
- É um filme étnico.
Percebendo a conotação mas desconfortável com ela, não deixo de retorquir:
- O que é um filme étnico?
- Vais perceber.
Senti que estava no interior de um diálogo inadvertidamente rascista - o que sinto quando vou à FNAC comprar discos à secção ''Músicas do Mundo''. Há o ocidente e há o resto - e parece que tudo o que não é ocidental, é étnico. E que, como indica o dicionário, há no termo étnico uma conotação pejorativa. Mas não somos também caucasianos de etnia? Porque é que nunca se ouve que dado objecto é étnico quando tem proveniência caucasiana? Quais são, então, as marcas da nossa etnicidade? É o discurso dominante, ocidentalizante? Somos, cada vez mais, de sangue traçado, de proveniência mestiça e de características raciais ambíguas e indecifráveis. Mas afinal, o que é que significa que, onde quer que estejamos, possamos assistir nos cinemas ao mesmo Black Panther?

Esclarecedor é este texto do antropólogo brasileiro LEANDRO DURAZZO (2018): 
''Ser branco não é apenas não ser negro. É exigir que não se seja negro, que não se seja índio, que não se seja mulher, que não se seja homossexual, que não se seja aquilo que o branco é, tem sido e continua se agarrando com unhas e dentes para não deixar de ser: um modelo civilizador, um modelo de violência e formatação da realidade. Ser branco é ser império e imposição sobre todos os outros grupos sociais, que são muitos. E ser branco, às vezes, é não se perceber como carne na mesma máquina de triturar gente, que o Branco faz tanta questão de manter funcionando.''


Sem comentários:

Enviar um comentário