Opiniões sobre filmes.

Leave a Comment


" As opiniões sobre os filmes são muito perigosas. Melhores amigos podem perguntar-se quem é o outro quando as suas opiniões divergem acerca de um filme.  Quando a nossa opinião sobre um filme às vezes diverge tanto da de um amigo, podemos até perguntar-nos como é que aquela pessoa pode ser nossa amiga. É uma área muito séria e delicada. Quando alguém me pergunta o que é que eu acho de um filme, especialmente de um filme contemporâneo ou de um em exibição agora, eu costumo dizer : "ouvi dizer que é muito bom!". É a melhor coisa a dizer. Porque as pessoas depositam o seu eu no cinema, tal como as pessoas depositam o seu eu nos seus sonhos, e se dizes a alguém que não gostaste do seu sonho, será ferida mortalmente e perguntar-se-á : quem és tu? Por isso, essa é uma pergunta perigosa."
NATHANIEL DORSKY 

A minha nota: Apesar de Nathaniel Dorsky ter um pequeno livro, "Devotional Cinema" que poderia ter sido o princípio de um movimento interessante do ponto de vista da percepção sensorial dos filmes pelo espectador, a partir de uma relação de afectividade com a matéria-filme, o seu projecto ficou a caminho. E uma narcísica vaidade, auto-proclamada generosidade, parece poluir qualquer tentativa sua de aí ser um arauto. Pior do que não tentar um lugar melhor saído de si, é achar que já se chegou. 

0 comentários:

Sabrina D. Marques © 2005-2015. Com tecnologia do Blogger.

Archives